Como a moda lolita mudou minha vida

Faz um tempo que estava querendo escrever sobre este tema, mas nunca tinha o tempo pra fazer (graças a Deus meu mestrado acabou!) e com a atual temática um quanto controversa na nossa moda aqui no Brasil, achei que era um bom momento para compartilhar minha experiencia.

Hace un tiempo que estaba queriendo escribir sobre este tema, pero nunca tenía el tiempo para hacerlo (gracias a Dios mi maestría termino!) y con la actual controversia en nuestra moda aquí en Brasil, creí que era un buen momento para compartir mi experiencia.

318RHGv0a3L._SX466_

Fonte: google.com

Minha mãe era a pessoa mais forte e cheia de vida que conheci na vida. Ela sempre lutava pelo que achava que era certo, por uma educação de qualidade (ela era professora da UNAH em Honduras), pelos direitos iguais entre homens e mulheres, etc. Sempre trabalhou muito e amava o que fazia. Infelizmente em 2009 foi diagnosticada com câncer de mama, e desde então ela passou por cirurgias, quimioterapias, radioterapias e remédios, mas isso não impedia ela de ir dar aula pro seus alunos.

Mi madre era la persona más fuerte y llena de vida que conocí en toda mi vida. Ella siempre luchaba por lo que creía era correcto, por una educación de calidad (era profesora de la UNAH en Honduras), por lo derechos iguales entre hombres y mujeres, etc. Siempre trabajó mucho y amaba lo que hacía. Infelizmente en 2009 fue diagnostica con cáncer de mama y desde entonces, ella paso por cirugías, quimioterapias, radioterapias y medicamentos, pero eso no la impidió de ir dar clases para sus alumnos.

imagem 2

Navidad 2012

10307387_1149789455062005_6725992313814744962_n

Foto: Kelvin Bodden

Em 2015 o quadro dela piorou, especialmente porque nosso querido governo ROUBOU TODO O DINHEIRO da maior instituição de saúde publica do país, e ela ficou sem seus remédios. E veio ao óbito em 2016, isso mexeu muito comigo por que ela era minha melhor amiga, e eu vi ela na ultima fase da vida dela, na qual ela gritava, delirava, me mordia, as vezes nem me reconhecia, dormia por uma hora e ficava gritando por três ou quatro horas para depois dormir por mais uma hora e ciclo se repetia. Isso ficou muito marcado na minha memoria até o dia de hoje.

En 2015 su cuadro empeoro, especialmente porque nuestro querido gobierno ROBO TODO EL DINERO de la mayor institución de salud pública del país y ella quedo sin sus medicinas. Murió en 2016, y eso me dejo muy mal porque ella era mi mejor amiga y la vi en su última fase de vida, en la cual gritaba, deliraba, me mordía, a veces ni me reconocía, dormía por una hora y se despertaba gritando por tres o cuatro horas para después dormir una hora más y el ciclo se repetía. Eso quedo super marcado en mi memoria hasta el día de hoy.

imagem 3

Adorava pousar/ Le encantaba posar

Juntando esse choque a um mestrado estressante e problemas econômicos entrei em depressão. Parei de fazer cosias que eu gostava muito como jogar card games, vídeo games que é um dos meu hobbys favoritos e mais antigo, quase não saía de casa, chorava toda noite e desenvolvi insonia. Mas a unica coisa que não parei de fazer, foi usar lolita, na época precisava de alguma coisa me desse confiança, me sentir bem comigo mesma e foi exatamente isso que a moda lolita me deu.

Juntando ese choque emocional a la maestría estresante y los problemas económicos entre en depresión. Pare de hacer las cosas que gustaban como jugar cardgames, juegos de video que es uno de mis hobbys favoritos y más viejo, caso no salía de mi casa, lloraba todas las noches y desenvolví insomnio. Pero la única cosa que no deje de hacer fue usar lolita, en esa época necesitaba alguna cosa me diera confianza, sentirme bien con migo misma y fue exactamente eso lo que la moda lolita me dio.

67524505_973018476364113_753406228008271872_n

Foto: arquivo próprio

Me faz sentir tao bem comigo mesma, minha autoestima sofre um boost muito alto ao me ver no espelho, me faz sentir bonita e feminina, e melhor dessa moda é a comunidade, especialmente a de Minas Gerais que é super acolhedora, sempre me dando conselhos pra moda e pra vida, me apoiando e dando carinho, muito obrigada meninas!

Me hace sentirme tan bien con migo misma, mi autoestima sufre un boost muy alto al verme en el espejo, me hace sentirme bonita y femenina y lo mejor de esa moda es la comunidad, especialmente la de Minas Gerais (uno de los estado de Brasil) que es súper acogedora, siempre dándome consejos para la moda y para la vida, apoyándome y dándome cariño, muchas gracias chicas!

53229472_2363723226972025_7007125429869871104_n (1)

Meeting de natal 2018

Já se passaram 3 anos e a moda e a comunidade me ajudaram a sair daquele buraco negro no qual eu estava, obviamente não superei a depressão completamente mas devido a moda me sinto mais segura, comecei a sair de casa novamente (inclusive para festas), voltei a jogar vídeo game, a moda me traz alegria, infelizmente e para a tristeza do Bruno não voltei a jogar cardgame rsrsrsrs.

Ya se pasaron 3 años y la moda y la comunidad me ayudaron a salir de ese hoyo negro en el cual estaba, obviamente no supere la depresión completamente pero debido a la moda me siento más segura, comencé a salir de casa nuevamente (inclusive a fiestas), volví a jugar video juegos, la moda me trae alegria, infelizmente y para tristeza de Bruno no regrese a jugar cardgames jijijijijiji.

imagem 1

Festival do Japão em minas 2018

Não me importo com o que as outras pessoas pensem de mim quando saio na rua, por que estou utilizando uma roupa que me faz feliz e sentir segura, e nesse ponto sou uma pessoa abençoada por que minha família apoia meu hobby, inclusive minha mãe achava lindo. Meu conselho é se você se sente bem e te faz feliz, não esta ferindo outra pessoa nem desrespeitando ninguém, continue fazendo que você gosta sem se importar da opinião da sociedade ou tratar de se encaixar nos seus “padrões de beleza”, no final das contas onde esta escrito o que é permitido e o que não  usar? seja feliz do jeito que voce é!

No me importo con lo que las otras persona piensan de mi cuando salgo a la calle, porque estoy usando una ropa que me hace feliz y segura, y en ese punto soy una persona bendecida por que mi familia me apoya en mi hobby, inclusive mi madre lo encontraba lindo. Mi consejo es que si te sientes bien y te hace feliz, no estás hiriendo otra persona o faltándole al respeto, continua haciendo lo que te gusta sin importar la opinión de la sociedad o tratar de encajar en los “padrones de belleza”, al final de cuentas en donde está escrito lo que es permito y o lo que no de usar? se feliz de la forma como eres!

67257531_863380080698204_4075124782159364096_n

Jardim botânico, Curitiba 2018

4 comentários sobre “Como a moda lolita mudou minha vida

  1. Eu chorei, estou muito emocionada com o seu post ❤
    Você é maravilhosa, e apesar de te conhecer a tão pouquinho tempo, você já tem um lugarzinho muito especial no meu coração ❤

    Curtir

  2. Que texto lindo, mulher.
    Vc passou por muita coisa, fico feliz que a moda lolita tenha sido uma das coisas que mais te deu forças para continuar. Acho muito fofo ver que além de linda, a moda possa ter um lado até terapêutico pra gente.

    Curtir

    • Heidi, a moda ou qualquer hobby que vc pratique pode ser o diferencial na sua vida, por isso não devemos deixar ninguém nos dizer o que fazer com aquilo que nos faz bem, mesmo não sendo “padrão” na sociedade, se te faz bem que mal tem? por isso amo essa moda!

      Curtir

Deixe um comentário